Calor, temperaturas acima dos valores normais para esta época do ano e noites tropicais. Ainda não chegou a hora do verão dar o seu lugar ao outono e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) trazem boas notícias.
Assim sendo, na próxima semana - de 16 a 22 setembro - é esperado que o estado do tempo seja "influenciado por um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas e em deslocamento para a Escandinávia". Ou seja, chuva nem vê-la ao longo da semana, mas poderá registar-se "uma massa de ar quente e seco" que predomina sobre a Península Ibérica.
Se é fã de praia e atividades ao ar livre, as notícias são bem agradáveis no que diz respeito às temperaturas, uma vez que estas estão "acima dos valores usuais para esta época do ano".
"Iniciamos a semana com tempo quente e uma subida generalizada das máximas na segunda-feira, iniciando-se a partir de terça-feira uma descida lenta e progressiva quer das máximas quer mínimas", realça o IPMA em comunicado.
A destacar ainda são as "noites tropicais" que se vão fazer sentir no início da semana em Lisboa e Vale do Tejo - com valores mínimos acima de 20°C - e com a região a registar "máximas acima de 35°C".
"A persistência de temperaturas máximas acima do normal no fim de semana e no início da próxima semana, levam a que em alguns locais possa ser observada uma onda de calor, não se esperando, contudo, uma onda de calor generalizada no território continental", refere ainda o IPMA.
Assim sendo, as temperaturas máximas em território de Portugal continental devem "variar entre 26°C e 35°C nas regiões do interior Norte e Centro" e "entre 28°C e 38°C" na região Sul.
Por sua vez, as mínimas devem "situar-se entre 10°C e 20°C nas regiões do interior Norte e Centro" e "entre 14°C e 22°C na região Sul".
No arquipélago da Madeira, para o início da semana estão previstas mínimas de 21ºC e as máximas não vão além dos 27ºC. Já nos Açores, regista-se entre 19ºC (mínima) e 27ºC (máxima), podendo, no entanto, existir a possibilidade de aguaceiros em Santa Cruz das Flores e em Angra do Heroísmo.
Leia Também: Verão ainda não acabou! Vem aí o calor: Termómetros podem chegar aos 36ºC