Incêndios em Silvares, Aguiar da Beira e Pombal são os mais preocupantes

Oito incêndios estavam em curso pelas 13h00 no continente, sendo os mais significativos o de Silvares (Fundão), um Aguiar da Beira e outro em Pombal, segundo um balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
14/09/2024 14:25 ‧ 14/09/2024 por Lusa

País

Proteção Civil

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, durante um 'briefing' em Carnaxide, Oeiras, indicou, depois das 13:00, que nos oito incêndios em curso estavam cerca de mil operacionais e quase 300 meios terrestres, apoiados por 15 meios aéreos.

 

Pelas 15:00, o incêndio em Valverde, no concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, estava em resolução e era combatido por 133 bombeiros com a ajuda de 41 veículos e o de Redinha, em Pombal (Leiria), encontrava-se em fase de conclusão, ocupando ainda 119 operacionais, 34 veículos e um meio aéreo.

Em Silvares, o fogo era considerado o mais preocupante e causou ferimentos em três bombeiros, um deles foi assistido no local e dois com feridos ligeiros transportados para uma unidade hospitalar, "mas que não inspiraram cuidados de maior".

O fogo era combatido depois das 13:00 ainda por mais de 650 operacionais e tinha naquele momento 90% do seu perímetro estabilizado.

Até então, segundo a ANEPC, tinha sido afetada uma área de cerca de 1.050 hectares, "mas este incêndio tem um potencial de 10.000 hectares", indicou André Fernandes.

"Aqui vamos ter um dia longo de trabalho, cujas prioridades são, de facto, continuar as manobras de rescaldo e declarações do perímetro, até se conseguir dar o incêndio como totalmente estabilizado e, daí, passar à fase de dominado", explicou.

Às 15:00 lavravam no continente 49 fogos, envolvendo no combate um total de 2.203 operacionais, 669 meios terrestres e 16 meios aéreos.

[Notícia atualizada às 15h48]

Leia Também: Incêndio em habitação deixa pai e filho desalojados em Vendas Novas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas