Os dois canadair italianos que vêm ajudar a combater as chamas em Portugal já estão a caminho do território luso. O anúncio foi feito pela Proteção Civil italiana através da publicação de uma fotografia de uma das aeronaves na rede social X.
"Tripulações italianas partem para combater os incêndios florestais que afetam Portugal. Os dois canadair Vigili del Fuoco foram ativados pela Proteção Civil no âmbito do projeto RescEu-IT", pode ler-se na página da Proteção Civil italiana.
In partenza equipaggi italiani per fronteggiare gli incendi boschivi che stanno interessando il Portogallo.
— Dipartimento Protezione Civile (@DPCgov) September 17, 2024
I 2 Canadair dei @vigilidelfuoco sono stati attivati dalla #ProtezioneCivile italiana nell'ambito del progetto RescEu-IT. Leggi https://t.co/0UmMvMk9pS#17settembre pic.twitter.com/BaCXHwVFwM
Portugal ativou a ajuda da União Europeia na segunda-feira, que prontamente disponibilizou aeronaves de Espanha, Itália, Grécia e França no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 09h00 desta terça-feira estavam 23 incêndios rurais ativos, com maior incidência e motivando maior preocupação na Área Metropolitana do Porto e na região de Aveiro.
[Notícia atualizada às 11h36]
Leia Também: Ordem pede a médicos que contactem autoridades para ajudar na assistência