A Comissão Europeia mobilizou oito aviões de combate a incêndios para ajudar Portugal na luta contra as chamas.
Em comunicado, a Representação da Comissão Europeia em Portugal revelou que a mobilização se deveu à ativação do Mecanismo de Proteção Civil da UE por parte de Portugal.
Espanha, Itália, França e Grécia cederam, cada um, dois aviões para as equipas de primeira intervenção no terreno.
"A UE está plenamente solidária com Portugal. A nossa resposta rápida, com oito aviões de combate a incêndios de quatro Estados-Membros, sublinha a força da cooperação europeia em tempos de crise. Estamos a trabalhar em contrarrelógio para que o apoio necessário chegue às pessoas que estão a combater os incêndios no terreno", disse o comissário da Gestão de Crises, Janez Lenarčič.
No comunicado, explica-se também que o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE) permanente da União Europeia também destacou "um agente de ligação para apoiar as autoridades portuguesas". "O CCRE está a acompanhar ativamente a situação e a coordenar a prestação de assistência", concluiu.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, citado pela agência Lusa. Na região norte e centro, atingida pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 47.376 hectares.
Leia Também: Mais de 62 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo