Habitações na zona de Branzelo em Gondomar estão a ser evacuadas

Algumas habitações na zona de Branzelo, em Melres, concelho de Gondomar, estão a ser evacuadas e a população retirada devido aos incêndios que lavram naquele concelho do distrito do Porto, avançou à Lusa o comando-geral da GNR.

Notícia

© Octavio Passos/Getty Images

Lusa
17/09/2024 23:56 ‧ 17/09/2024 por Lusa

País

Incêndios

A GNR não conseguiu, no entanto, precisar quantas habitações estão a ser esvaziadas.

 

Contactada pela Lusa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avançou que uma casa ardeu naquela zona, desconhecendo se é de primeira habitação.

Das quatro frentes ativas do incêndio, três estão em fase de rescaldo e uma mantém-se mais preocupante na zona de Branzelo, acrescentou a ANEPC.

Ao início da noite, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, afirmou à Lusa que as zonas de Melres e do Covelo eram as mais preocupantes no concelho.

Ao final da tarde, Marco Martins afirmou também que a participação de meios aéreos, prevista para quarta-feira, no combate aos incêndios que lavram no concelho irá depender do comportamento do vento durante a noite.

"A participação de meios aéreos no combate às chamas na quarta-feira vai depender para onde o vento empurrar o fumo durante a noite", explicou o autarca à margem do balanço sobre a evolução dos incêndios em Gondomar.

Marco Martins referiu ainda a previsão de um comportamento positivo do vento para as próximas horas, afirmando ser "fundamental que houvesse não só em Gondomar, como em Baião, Marco de Canaveses e em Santo Tirso para os meios aéreos poderem atuar [na quarta-feira], porque eles já cá estiveram várias vezes, mas não conseguem atuar porque não têm teto nem condições de segurança".

[Notícia atualizada às 07h49]

Leia Também: Escolas do Agrupamento de Valadares em Gaia encerradas quarta-feira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas