O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu, durante o dia de terça-feira, uma chamada do rei Felipe VI de Espanha, manifestando "total solidariedade face à tragédia" provocada pelos incêndios.
Segundo uma nota, publicada no site da Presidência da República, o "monarca espanhol transmitiu ao Presidente da República a sua total solidariedade e do povo espanhol face à tragédia provocada pelos incêndios que têm lavrado na região centro de Portugal, tendo ainda manifestado disponibilidade para reforçar os apoios aéreos e outros do Estado espanhol".
Sublinhe-se que sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Coimbra, Vila Real e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam 47.376 hectares.
O Governo já declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.
Leia Também: Fogo perto de casas e escolas foram fechadas em Águeda