O Instituto da Segurança Social (ISS) proibiu temporariamente a inserção e alteração do IBAN na plataforma Segurança Social Direta, depois de ter registado um grande número de pedidos dessa natureza que não foram feitos pelos beneficiários titulares, avisou num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O ISS informou que o serviço vai passar, desta forma, a ser feito “mediante a entrega de um documento comprovativo da titularidade da conta bancária nos serviços de atendimento presenciais da Segurança Social”.
A Segurança Social garante, no entanto, que está a trabalhar com o Instituto de Informática para reforçar a segurança nesse processo.
“O ISS informou a Polícia Judiciária da ocorrência destas situações, aconselhando os cidadãos/beneficiários visados a apresentar queixa junto das autoridades policiais, assim como a manter a segurança digital atualizada em todos os seus equipamentos, prevenindo a sua utilização abusiva", apela.
Lesados vão ter acesso a compensação
O ISS assegurou também que vai tomar medidas para mitigar a situação dos beneficiários que foram afetados pela burla.
Os lesados vão receber “um apoio pecuniário". Para isso, terão de cumprir um procedimento para determinar a tipologia e o valor da prestação que não tenha sido recebida.
Leia Também: "Burla dos 5 euros" cada vez mais comum nas bombas de gasolina em Espanha