A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) informou que o fabricante Alcon Laboratories, Inc. desencadeou, de forma voluntária, uma ação corretiva de segurança relativamente a dois tipos de lentes de contacto.
Em causa estão as lentes DAILIES TOTAL1® e TOTAL30® - e apenas os lotes produzidos entre 13 de abril de 2024 e 31 de maio de 2024.
O Infarmed esclarece que uma ação corretiva de segurança é "realizada pelo fabricante, por razões técnicas ou médicas, para prevenir ou reduzir o risco de ocorrência de um incidente grave relacionada com um dispositivo disponibilizado no mercado".
Neste caso, em causa está o facto de ter sido "identificado um problema de qualidade isolado num material utilizado na produção destes lotes específicos destas lentes de contacto", embora não se preveja que "causem um risco acrescido para o utilizador".
Contudo, tal como acontece com qualquer lente de contacto, sublinha a autoridade, "existe uma probabilidade remota de que a utilização de uma lente pertencente aos lotes afetados possa provocar problemas temporários, conforme os já indicados no folheto informativo (irritação, vermelhidão ou visão turva) que desaparecem normalmente após a remoção e/ou substituição da lente".
Esta ação consiste, então, na interrupção de utilização e distribuição dos referidos lotes. Assim, os utilizadores devem interromper "o uso do produto dos lotes de lentes de contacto afetados e contactar o seu profissional de visão ou do revendedor onde adquiriu as lentes de contacto para obter mais informações sobre os passos seguintes a seguir".
Já os "distribuidores devem interromper qualquer distribuição de lentes de contacto identificados e contactar as empresas, prestadores de serviço de cuidados de visão ou consumidores a quem tenham distribuídos os lotes identificados".
O fabricante "fornecerá unidades de substituição dos produtos vendidos".
A 10 de outubro, o Infarmed emitiu uma circular retificativa, na qual dava conta de que os lotes a ser retirados do mercado não eram todos aqueles que tinham sido indicados. No documento, publicado no site, são dadas indicações específicas sobre quais os lotes a retirar do mercado, que pode consultar abaixo:
[Notícia atualizada às 22h12 de 10 de outubro]
Leia Também: Financiamento para Zolgensma (e mais 2): Infarmed emite nova circular