A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) terminou, esta terça-feira, as reuniões com os grupos parlamentares que tinha agendadas.
"A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reuniu esta tarde com o PCP e concluiu assim o conjunto de encontros com os grupos parlamentares da Assembleia da República", começaram por escrever os responsáveis numa publicação partilhada no Facebook.
De acordo com a Liga, houve nestes encontros a "oportunidade de reforçar a abordagem das principais preocupações, a carreira dos bombeiros, o financiamento das associações, a atualização dos seguros e outros temas".
Já esta terça-feira, o Governo anunciou a criação de um grupo de trabalho para preparar uma proposta carreira, benefícios, regalias e formação para os bombeiros voluntários e profissionais.
Em causa estão os bombeiros voluntários que integram os quadros de pessoal dos corpos de bombeiros das Associações de Bombeiros Voluntários.
Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna, o grupo de trabalho será coordenado pelo Gabinete do secretário de Estado da Proteção Civil e terá um representante de cada um dos gabinetes a envolver - da secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, da secretária de Estado da Administração Pública, do secretário de Estado da Segurança Social e do secretário de Estado do Trabalho.
Farão ainda parte a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e representantes que integram o Conselho Nacional de Bombeiros, designadamente a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Escola Nacional de Bombeiros, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários “e outras entidades que este grupo de trabalho entenda auscultar”, segundo o comunicado.
Leia Também: Bombeiros? Criado grupo de trabalho para preparar proposta de carreira