Meteorologia

  • 10 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Lentes de contacto retiradas do mercado? Infarmed corrige circular

Em causa estão lentes de contacto DAILIES TOTAL1® e TOTAL30®. Uma correção foi feita após pedido para que fossem deixados de usar alguns lotes.

Lentes de contacto retiradas do mercado? Infarmed corrige circular
Notícias ao Minuto

10/10/24 21:23 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

País Lentes de contacto

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) informou, esta quinta-feira, que existia um erro numa circular sobre lentes de contacto, nota emitida a 2 de outubro.

 

"A Circular Informativa nº 078/CD/550.20.001, de 2/10/2024, continha um erro quanto à menção dos lotes afetados pela ação corretiva de segurança", explicam os responsáveis.

Em causa continua a estar uma ação corretiva de segurança relativamente às lentes de contacto DAILIES TOTAL1® e TOTAL30®, que afeta apenas lotes específicos.

A ação foi desencadeada pelo fabricante, Alcon  Laboratories, Inc e "deve-se ao facto de ter sido identificado um problema de qualidade isolado num material utilizado na produção destes lotes específicos destas lentes de contacto, mas não se prevê que causem um risco acrescido para o utilizador".

Desta forma, que lotes estão afetados?

A ação corretiva afeta "apenas os lotes específicos, mencionados no Anexo I, produzidos entre 13-04-2024 e 31-05-2024, tendo por este motivo divulgado os avisos de segurança, dirigido aos utilizadores (Anexo II), e dirigido aos distribuidores e revendedores (Anexo III)".

Pode, assim, consultar quais os lotes afetados aqui, consultando os anexos.

O que deve fazer?

Se algum dos lotes que tem está identificado no documento do Infarmed, deve interromper a utilização - assim como a distribuir, caso o faça.

  • Os utilizadores devem interromper o uso do produto dos lotes de lentes de contacto afetados e contactar o seu profissional de visão ou do revendedor onde adquiriu as lentes de contacto para obter mais informações sobre os passos seguintes a seguir;
  • Os distribuidores devem interromper qualquer distribuição de lentes de contacto identificados e contactar as empresas, prestadores de serviço de cuidados de visão ou consumidores a quem tenham distribuídos os lotes identificados. O fabricante fornecerá unidades de substituição dos produtos vendidos. 

"Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados através da plataforma REPORTE!, estando disponíveis também para qualquer questão os contactos: tel.: +351 21 798 71 45 e e-mail: dvps@infarmed.pt", lê-se na nota do Infarmed.

Leia Também: Toma banho com as lentes de contacto? Especialista deixa alerta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório