O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, parabenizou António Costa pela distinção com o Prémio da Paz da UNESCO Félix Houphouët-Boigny, anunciada esta quarta-feira.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda o ex-primeiro-ministro e presidente eleito do Conselho Europeu, António Costa, pela distinção que constitui a atribuição do Prémio da Paz da UNESCO Félix Houphouët-Boigny, pelo seu 'extraordinário compromisso com a paz e com os países em desenvolvimento'", lê-se numa nota partilhada no site da Presidência.
Marcelo Rebelo de Sousa apontou ainda que "é uma honra para Portugal ver mais um compatriota tão qualificado ser reconhecido internacionalmente pelo contributo significativo para a promoção da paz e o cumprimento da Carta das Nações Unidas e da Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)".
De lembrar que a Organização das Nações Unidas (ONU) para Portugal, explicou que o júri decidiu distinguir o "antigo primeiro-ministro de Portugal e futuro presidente do Conselho Europeu pela coerência do seu compromisso com a paz e os países em desenvolvimento", lê-se na rede social X.
António Costa vence Prémio @UNESCO 2024 - Félix Houphouët-Boigny pela Busca pela Paz
— ONU Portugal (@ONUPortugal) October 16, 2024
Júri ddistingue antigo primeiro-ministro de 🇵🇹 e futuro Presidente do Conselho Europeu🇪🇺, pela coerência do seu compromisso com a paz e os países em desenvolvimento.
https://t.co/2eaW7jsTbn
O Prémio da Paz da UNESCO Félix Houphouët-Boigny tem como objetivo "homenagear indivíduos vivos e órgãos ou instituições públicas ou privadas ativas, que tenham feito uma contribuição significativa para promover, procurar, salvaguardar ou manter a paz", explica o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).
Leia Também: Costa galardoado com o Prémio da Paz da UNESCO Félix Houphouët-Boigny