O Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na terça-feira, dois homens, de 19 e 52 anos, por tentativa de burla a idosos, no concelho de Alenquer, distrito de Lisboa.
Em comunicado, a GNR explica que recebeu uma denúncia a relatar que "dois homens estariam a abordar vítimas especialmente vulneráveis, em razão de idade".
No local, os militares da GNR perceberam que "os dois suspeitos abordavam diversos transeuntes, no sentido de lhes vender produtos que apresentavam como de elevado valor e qualidade, tendo estes na realidade baixo valor comercial".
Quando os agentes da autoridade tentaram abordar os suspeitos, estes colocaram-se em fuga, tendo sido intercetados e detidos instantes depois.
Foram ainda apreendidas 24 caixas de perfumes, um conjunto de facas e um veículo.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Alenquer.
"A GNR tem como uma das suas prioridades, a concretização de programas especiais de policiamento orientados para os problemas concretos dos grupos sociais mais vulneráveis, nos quais se inserem os idosos", lê-se também na nota informativa.
Nela, a GNR diz que, neste âmbito, "desenvolve em todo o território nacional a Operação 'Censos Sénior 2024', no âmbito do policiamento comunitário, a qual visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de os sensibilizar para os diversos tipos de criminalidade que recaem sobre os socialmente mais sensíveis e vulneráveis, nomeadamente as burlas, furtos e roubos em residências, e em simultâneo para os comportamentos de autoproteção tendo em vista reforçar o seu sentimento de segurança".
Leia Também: Burla? PSP alerta para a CEO Fraud