Um dos homens mais procurados do Reino Unido, Calvin Parris, foi detido em Portugal, após quatro anos em fuga.
A detenção de Calvin Parris, de 34 anos, oriundo do País de Gales, aconteceu no dia 3 de outubro, em Boliqueime, no Algarve, e o fugitivo foi extraditado para Cardiff, na terça-feira, de acordo com informações divulgadas pela Polícia do País de Gales.
O suspeito era um dos membros de topo de uma organização criminosa, no País de Gales, que abastecia de droga o sul deste país.
Os integrantes deste ‘gang’ usavam o EncroChat para decidir as operações, mas o sistema encriptado foi decifrado pela Agência Nacional de Combate ao Crime, o que levou à detenção de vários traficantes.
“Suspeita-se que Calvin Parris tenha deixado o Reino Unido em ou depois de 29 de novembro de 2020, após as detenções de vários membros”, referiu o Sargento detetive Ceri Young, da Polícia do Sul de Gales, que divulgou, ainda, que “foi emitido um mandado de detenção europeu para a sua detenção a 22 de dezembro de 2020”.
Inicialmente, as autoridades suspeitavam que o suspeito tivesse fugido para Espanha.
Calvin Parris já foi presente a tribunal, na quarta-feira, e está agora em prisão preventiva. A próxima presença em tribunal está prevista para novembro.
A detenção é sublinhada como um “aviso a outros fugitivos em fuga”, pelo diretor regional Internacional da Agência Nacional de Combate ao Crime, Neil Keeping, que avisa que “independentemente da forma como tentem escapar à aplicação da lei, nós apanhá-los-emos sempre”.
Leia Também: Detido em Marrocos, Fábio Loureiro aceita ser extraditado para Portugal