Pronto para dizer 'adeus' ao horário de verão? Prepare-se porque, na madrugada do próximo domingo, terá de mudar os relógios: Entra a hora de inverno e, com ela, 'atrasamos' uma hora.
Assim, em 27 de outubro, há 'regras' a saber - consoante a região do país em que se encontrar. Vamos recordar como funciona.
Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, quando forem 2 horas os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 1 hora.
Já na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1 hora da madrugada de domingo, passando para a meia-noite.
A hora voltará a mudar no dia 30 de março 2025, quando iremos adiantar o relógio uma hora - e avançaremos para o horário de verão.
De lembrar que o atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
Como pode adaptar-se?
Para evitar alguns 'dissabores' que a alteração da hora lhe poderá trazer, a DECO PROTeste publicou, no seu site oficial, algumas recomendações que pode (e deve) seguir. A Associação para a Defesa do Consumidor assinala que podem funcionar como "estratégias simples" para se "adaptar mais facilmente à mudança da hora".
Fique a par das cinco dicas:
- "Estabeleça uma rotina de sono consistente e certifique-se de que dorme pelo menos sete horas todas as noites (antes e depois da transição para o novo horário);
- Ao aproximar-se da hora de deitar, evite expor-se a ecrãs e não consuma bebidas alcoólicas ou com cafeína, pois podem comprometer a qualidade do seu sono;
- Ajuste gradualmente os seus horários: nos dias que antecedem a mudança da hora, tente deitar-se e acordar 15 a 20 minutos mais tarde (na mudança para horário de inverno) ou mais cedo (na mudança para horário de verão);
- Na noite de sábado, caso não seja automático, atualize o seu relógio para o novo horário e vá para a cama no horário normal;
- Passe algum tempo ao ar livre: nas manhãs que se seguem à mudança da hora, exponha-se à luz solar para ajudar a regular o seu ritmo biológico e adaptar-se mais rapidamente ao novo horário".
Leia Também: Não se esqueça! Relógios atrasam uma hora (já) na madrugada de domingo