Um homem de 52 anos foi resgatado de um navio por um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa ao largo do arquipélago da Madeira.
Num comunicado daquele ramo das Forças Armadas pode ler-se que o homem tinha "uma condição médica" que obrigava a "transferência urgente para uma unidade hospitalar". Como estava a mais de "217 quilómetros da costa, nomeadamente da ilha de Porto Santo", tendo sido "ativado o apoio da Força Aérea" pelas 13 horas.
"Face à distância que a missão implicava" foi também “empenhado um avião P-3 da Força Aérea", apoiando assim a "operação de resgate e acompanhamento ao helicóptero”. Na zona de operações, pelas 16h40, “a tripulação da Esquadra 751 - "Pumas" fez descer o recuperado-salvador até à embarcação" e, depois de estabilizado o doente, "procedeu à transferência para o helicóptero".
A Força Aérea Portuguesa refere que para a missão "foi empenhada a tripulação de alerta do helicóptero EH-101 Merlin destacada no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, acompanhada por um enfermeiro militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea".
A missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), da Força Aérea, após indicação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), da Marinha Portuguesa, escreve a Força Aérea Portuguesa no comunicado.
Destaca ainda que "com perto de quatro horas de voo, esta missão junta-se às mais de 50 operações de Busca e Salvamento" realizadas durante este ano.
Leia Também: Aveiro. Marinha apoia resgate de 2 pessoas a bordo de embarcação avariada