Uma discussão sobre "disputa de terras para o pastoreio de gado bovino" foi o que motivou um crime de homicídio, ocorrido na tarde de quarta-feira, na freguesia de Baleizão, em Beja, de acordo com a Polícia Judiciária (PJ).
Em causa está a morte de um homem de 54 anos, que foi assassinado a tiro por um vizinho, de 67 anos, num terreno agrícola.
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a PJ explicou que o suspeito foi detido "por fortes indícios da prática do crime de homicídio qualificado" e que os factos "ocorreram na sequência de uma discussão por motivos fúteis, relacionada com disputa de terras para o pastoreio de gado bovino, tendo o suspeito atingido a vítima mortalmente, através de disparo de arma de fogo".
Ainda de acordo com a autoridade, o "suspeito abandonou o local" e apresentou-se cerca de meia hora depois no posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Beja, onde confessou a autoria do crime.
Foram então realizadas diligências que permitiram recolher "relevantes elementos probatórios que conduziram à identificação de testemunhas, bem como à apreensão dos instrumentos do crime", o levou à detenção do suspeito.
O homem será ainda presente perante as autoridades judiciárias para efeitos de primeiro interrogatório judicial de arguido detido e determinação das medidas de coação.
Na quarta-feira, fonte da GNR adiantou ao Notícias ao Minuto que um homem foi assassinado a tiro por um vizinho na freguesia de Baleizão, em Beja, e que o crime havia sido com recurso a uma caçadeira.
Quando os militares da GNR chegaram ao local "a vítima estava caída no chão, num terreno agrícola" e o óbito foi depois declarado pelo médico da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja.
Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou à Lusa que o alerta para uma agressão foi dado às 16h43.
Foram mobilizados para o local oito operacionais dos bombeiros de Beja, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da GNR, apoiados por quatro veículos, incluindo a VMER.
Leia Também: Homem apanhado com mais de 10 kg de droga nos Açores. Ficou em preventiva