Uma pessoa idosa foi encontrada a "deambular" na via pública pela Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Distrital de Coimbra. Pode ler-se num post no Facebook da PSP que os agentes "verificaram que o mesmo possuía uma pulseira do programa 'Estou Aqui Adulto'".
Através do número de série dessa pulseira, a PSP conseguiu contactar a filha da pessoa idosa, "promovendo-se o reencontro familiar".
E o que é o programa 'Estou Aqui Adultos'?
Segundo o site estouaquiadultos.mai.gov.pt, este programa tem como objetivo "garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública", promovendo assim o "reencontro célere com o familiar ou conhecido, previamente indicado".
As pulseiras "são dirigidas a pessoas que, em função da idade ou patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública".
Como é que se faz o pedido?
O pedido "pode ser feito pelo próprio utilizador" ou por um terceiro, como por exemplo, uma instituição. Neste caso, as instituições que queiram "aderir ao programa" podem fazer apenas um só registo para "vários utilizadores".
Bastam apenas três passos:
- Preencher no site os dados do registo;
- Levantar a pulseira na esquadra da PSP escolhida, fazendo-se acompanhar do cartão de cidadão;
- Colocar no pulso.
De realçar que, a pulseira tem uma "chapa metálica com um código alfanumérico", tendo uma inscrição que diz "Call/Ligue 112".
Esta pulseira é "gratuita, pessoal e intransmissível".
Leia Também: Recluso livra-se das algemas e foge de carrinha da PSP em Lisboa