Já neva na Serra da Estrela, tal como tinha previsto o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). É que, conforme o organismo tinha adiantado na terça-feira, a aproximação de uma depressão em altitude, também denominada 'gota fria' ou DANA (em castelhano), provocaria uma mudança do estado do tempo em Portugal continental, a partir desta quarta-feira.
"Prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela neste dia", disse o organismo, que antecipou ainda uma descida de temperatura e precipitação.
Saliente-se que esta situação meteorológica "deverá manter-se até, pelo menos, sábado dia 16, existindo alguma incerteza relativamente à posição desta depressão e, consequentemente, da distribuição e quantidade da precipitação".
A Proteção Civil da Covilhã adiantou, entretanto, que, "devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, foram encerrados ao trânsito os troços: Piornos/Torre, Torre/Cruzamento de Lagoa Comprida/Loriga, Cruzamento de Lagoa Comprida/Sabugueiro".
Penhas da Saúde, Serra da Estrela, Portugal #DANA #Snow #Neve #Nieve pic.twitter.com/M73RVkr1SZ
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) November 13, 2024
Recorde-se ainda que o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Castelo Branco e Guarda face à previsão de queda de neve acima de 1.400/1.600 metros, entre as 15h00 e as 21h00 de hoje.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 14 (em Faro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 22 (em Faro e Setúbal).
Veja as imagens.
Leia Também: 'Gota fria' aproxima-se de Portugal e vai trazer chuva e trovoada