O NRP D. Francisco de Almeida estará de regresso à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, já no próximo sábado, depois de ter participar a Operação Brilliant Shield, integrada na Força Conjunta de Muito Alta Prontidão da NATO (Very High Readiness Joint Task Force – Maritime).
Desde 19 de julho que a fragata da Marinha Portuguesa esteve "integrada na força naval NATO que atuou no Atlântico Norte, no mar do Norte, no mar da Noruega e no Báltico", recordou o organismo, num comunicado divulgado esta quinta-feira.
A operação teve como propósito a "vigilância e segurança da região, especialmente no seguimento de plataformas militares não NATO e na proteção das infraestruturas críticas dos países da Aliança".
"O navio português, que tem uma guarnição de 167 militares, esteve também envolvido em exercícios conjuntos como Northern Viking e Strike Warrior, praticando portos como Liverpool e Glasgow, Reykjavik e Bergen, entre outros", complementou a nota.
O organismo salientou ainda que "esta missão reforça o compromisso de Portugal com a NATO, integrando a força permanente da Aliança e colaborando em prol da segurança marítima internacional".
O chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, estará presente na chegada do navio.
Leia Também: "98% da área que se diz protegida em Portugal não está implementada"