Um homem de 31 anos foi detido, na tarde de 14 de novembro, por ser suspeito de ter levado a cabo vários furtos em conferências na cidade de Lisboa, ao longo do último mês.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apurou que “o autor do crime preparava de forma detalhada e meticulosa a sua ação, começando por estudar e selecionar as conferências de interesse”.
“Posteriormente, inscrevia-se nas mesmas e, de forma discreta, aparecia no evento. No decorrer do coffee break, momento em que a sala ficava vazia, sorrateiramente subtraía o equipamento informático dos participantes. De seguida, ausentava-se do espaço na posse do mais diversificado equipamento, desde computadores, tablets, telemóveis, auriculares e equipamento fotográficos”, detalharam as autoridades, num comunicado enviado esta sexta-feira às redações.
O homem participava nos eventos “de forma cíclica, [...] sempre com o mesmo objetivo, fazendo desta atividade o seu modus de vida”.
“O suspeito foi abordado nas imediações de um hotel, onde decorria uma conferência, na posse de um conjunto de sacos bloqueadores de sinal, o que indiciava que se estaria a preparar para cometer um novo furto”, complementou a nota.
A PSP apreendeu “diverso equipamento fotográfico, avaliado no valor aproximado de dezassete mil euros”, que se suspeita ter sido roubado.
O homem, que já tinha antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Juízo de Instrução de Lisboa para primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação.
Esta foi uma ação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal.
Leia Também: Adolescente procurado por roubo detido ao tentar 'atacar' esquadra da PSP