A Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão Policial de Sintra, deteve, no dia 12 de novembro, um jovem, de 19 anos, suspeito da prática do crime de roubo agravado, que já havia sido associado aos tumultos que recentemente tiveram lugar no bairro do Zambujal, na Amadora.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explica que o crime que levou a esta detenção ocorreu no passado dia 29 de setembro.
"Na génese da investigação está a consumação de um crime de roubo com recurso a coação física e ofensa à integridade física, por parte de dois suspeitos que através de um mata-leão, imobilizaram a vítima, tendo subtraído dois telemóveis", revela.
Os suspeitos contactaram com a vítima, "que tinha colocado um anúncio para vender os telemóveis, tendo-a persuadido a entrar num prédio com o pretexto de irem buscar a quantia monetária necessária para o negócio".
Já no interior do edifício, informa a mesma nota, "colocaram a vítima na impossibilidade de resistir, apropriando-se dos telemóveis e fugindo logo de seguida".
"Efetuadas diligências tendentes à identificação e localização dos suspeitos, foi possível carrear prova indiciária que permitiu chegar à identificação do ora detido, pelo que foi solicitada a promoção de Mandados de Detenção fora de flagrante delito e de Buscas domiciliárias junto da 4ª Secção do DIAP de Sintra", lê-se.
O suspeito encontrava-se "com pena suspensa pela prática do mesmo tipo de crime". Foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, Núcleo de Sintra, para ser sujeito a primeiro interrogatório judicial, tendo lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
O jovem "já havia sido associado aos tumultos que tiveram lugar no bairro do Zambujal, nomeadamente, após ter tentado arremessar cocktails Molotov à Esquadra de São Brás, tendo igualmente sido constituído arguido neste processo no dia 12 de novembro".
Leia Também: Dois detidos por agressão a polícias na sequência de desavença em Évora