Lisboa com estacionamento e transporte gratuitos para ver luzes de Natal

Sob o mote "deixe o carro para trás e festeje o Natal", a Câmara de Lisboa convida a população a estacionar o carro e a ver as luzes de Natal da cidade, que vão ser inauguradas dia 23 de novembro, sem pagar transporte nem estacionamento.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/11/2024 14:51 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

País

Natal

Numa altura em que a cidade de Lisboa se prepara para o Natal, a Câmara Municipal de Lisboa, juntamente com a EMEL e a Carris, vai facilitar a vida daqueles que queiram ver as luzes tão tradicionais desta quadra. Vão ser disponibilizados parques de estacionamento e autocarros gratuitos para que os cidadãos possam deslocar-se tranquilamente para o centro da cidade, já a partir de sábado, sem carro. 

 

Segundo informou a autarquia, a iniciativa vai decorrer de 23 de novembro a 23 de dezembro, todas as sextas, sábados e domingos (e segunda dia 23 de dezembro), das 15h00 às 24h00.

O estacionamento será gratuito nos seguintes parques da EMEL:

• Campo Grande (https://maps.app.goo.gl/CiSSa9EeYPwVfZJK7)

• Universidade (https://maps.app.goo.gl/dibnrG8NQo8SEb4m7)

Ambos os parques vão ter ligação direta à Baixa através de shuttle exclusivo e gratuito da Carris, com saídas de 30 em 30 minutos, até às 21h30 do Campo Grande e 22h30 dos Restauradores, com paragens no Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade e Restauradores.

• Alcântara (https://maps.app.goo.gl/vSHLW7wT7qcc5DEu8)

• Avenida de Pádua (https://maps.app.goo.gl/cnkmnpbkQhEN66q26)

Neste caso, ambos com ligação direta à Baixa através do Elétrico 15E (Alcântara) e da Carreira 708 (Avenida de Pádua) com entrada gratuita nestas paragens para os detentores de título de transporte entregue no estacionamento e seus acompanhantes, explica a autarquia. 

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, lembrou que a iniciativa esteve em marcha no ano passado e "foi muito bem acolhida pela população".

"Sabemos que esta época festiva atrai sempre milhares de pessoas à Baixa de Lisboa para compras, passearem ou simplesmente ver as iluminações de Natal e esta é resposta ideal para poderem vir sem as preocupações com trânsito e estacionamento. É uma solução que tem também como grande objetivo a dissuasão da utilização do automóvel nestas áreas centrais. No fundo, a mensagem central é de que venham para a nossa Baixa mas sem preocupações", disse o autarca, citado em comunicado. 

Para usufruir deste serviço gratuito basta aceder a estes parques de estacionamento onde as equipas da EMEL e da CARRIS vão orientar a operação.

A iniciativa será reforçada com o alargamento do horário até às 24h00 de quatro Parques Navegante da cidade (Colégio Militar, Ameixoeira, Telheiras Nascente e Telheiras Poente) que poderão ser utilizados e serão gratuitos nestes períodos entre as 15h00 e as 24h00 e junto dos quais será possível aceder à rede de transportes públicos da cidade, nomeadamente:

• Colégio Militar (estação GIRA e estação metro Colégio Militar/Luz, linha azul)

• Ameixoeira (estação metro Ameixoeira, linha amarela)

• Telheiras Nascente e Telheiras Poente (estação GIRA e estação metro Telheiras, linha verde) 

Leia Também: Famosas luzes de Natal acenderam-se em Vigo (e muitos portugueses viram)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas