A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, sublinhou, esta sexta-feira, que a captura de um dos fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus "só foi possível graças à investigação persistente e competente" da Polícia Judiciária (PJ).
A autoridade anunciou, esta manhã, que deteve Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, em Trás-os-Montes, após dois meses e meio em fuga. Até ao momento foram capturados dois dos cinco fugitivos, ambos de nacionalidade portuguesa.
"A captura de mais um evadido só foi possível graças à investigação persistente e competente da PJ, que nos deixa orgulhosos e confiantes", afirmou a ministra, citada numa nota do Ministério da Justiça na rede social X.
"A colaboração da GNR é também merecedora de gratidão e reconhecimento", acrescentou.
“A captura de mais um evadido só foi possível graças à investigação persistente e competente da PJ, que nos deixa orgulhosos e confiantes. A colaboração da GNR é também merecedora de gratidão e reconhecimento. “ - Rita Alarcão Júdice
— Ministério da Justiça - XXIV Governo (@justica_pt) November 22, 2024
Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, foi recapturado em Trás-os-Montes, após um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação", sublinhou a PJ.
O fugitivo tem uma "extensa carreira criminal", estando referenciado "pela prática de criminalidade especialmente violenta mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada".
Entre os crimes praticados destacam-se os de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.
Quando fugiu do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fernando Ferreira cumpria uma pena de prisão de 24 anos por 11 condenações.
Recorde-se que cinco reclusos - dois dos quais portugueses - fugiram a 7 de setembro do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.
No início de outubro, a Polícia Judiciária deteve o outro português, Fábio Loureiro, na cidade marroquina de Tânger, no âmbito da Operação Retorno.
Leia Também: Fugitivo de Vale de Judeus recapturado pela PJ. Estava em Trás-os-Montes