Na inauguração da creche, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), destacou "o objetivo de fazer de Lisboa uma cidade onde se consegue construir família", reconhecendo as dificuldades por que passam "tantas famílias", inclusive para encontrar uma creche onde pôr os filhos.
"É a vontade de querer responder a este problema concreto que nos faz estar aqui. Hoje estamos mais próximos de ser essa cidade onde se pode construir família com as creches que já entregámos aos lisboetas. São já cinco creches entregues aos lisboetas desde o início do mandato", declarou Carlos Moedas.
A este propósito, o autarca destacou o método para chegar a esse objetivo, que passa por "trabalhar com todos, com todos os setores, do privado ao social", para fazerem parte da solução para o problema da falta de creches em Lisboa.
Tal reflete-se na Creche Ilha dos Amores, em que a gestão será assegurada pela associação centenária A Voz do Operário - Sociedade de Instrução e Beneficência, tendo a construção do equipamento municipal sido realizada ao abrigo do Programa de Desenvolvimento de Creches em Lisboa - B.a.Bá.
"Todos fazem um pouco de serviço público, vejam o vosso trabalho na A Voz do Operário", apontou o presidente da câmara, referindo que a nova creche no Parque das Nações tem capacidade para acolher 84 crianças e reforçando que "é apenas uma das seis creches" geridas por esta associação na cidade de Lisboa.
No atual mandato (2021-2015), a câmara inaugurou já cinco creches, em que o município cede o espaço e a gestão fica a cargo de associações e instituições, como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nomeadamente a da Ilha dos Amores, Convento do Desagravo, Casal do Pinto, Estrada da Luz e Manuela Eanes, num investimento municipal de 5,1 milhões de euros, oferecendo um total de 294 vagas.
No âmbito dos resultados, Carlos Moedas disse que há ainda sete creches em construção, designadamente no Bairro da Boavista, no Bairro da Encarnação, na Rua Rodrigues Miguéis, no lote 7 de Entrecampos, no Bairro dos Ourives, na Rua André Gouveia e na Rua Almada Negreiras.
"Com estas creches em construção vamos ter, ao todo, mais de 900 vagas para crianças lisboetas", revelou o autarca do PSD, referindo que se trata de "um enorme investimento", no montante de "mais de 23 milhões de euros".
Leia Também: Conflito parental deixa "crianças desfeitas", mas sociedade é benevolente