O Comando Territorial de Évora da GNR, indicou que as detenções -- duas por exercício ilícito de segurança privada, duas por condução sob influência de álcool e uma por ofensas à integridade física -- aconteceram, na sexta-feira, no âmbito da campanha "Portugal Sempre Seguro".
Além das detenções, a Guarda registou 28 contraordenações no âmbito do funcionamento de estabelecimentos e duas contraordenações por introdução irregular no consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, e apreendeu 14 litros de álcool introduzidos irregularmente no consumo, seis doses de canábis e um veículo.
O Comando Territorial de Évora, através do Destacamento Territorial de Évora, executou esta operação, na sexta-feira, a fim de "dissuadir, prevenir e detetar situações passíveis de configurar ilícitos criminais e/ou contraordenacionais, promovendo deste modo o reforço do sentimento de segurança à população, nos concelhos de Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas", no distrito de Évora.
Esta operação teve como objetivo principal "o reforço da visibilidade em pontos de concentração de pessoas referenciadas por ocorrências, bem como prevenir e combater a criminalidade, com vista à dissuasão de atividades ilícitas, em geral", adiantou a GNR.
No âmbito das ações policiais realizadas, a Guarda procurou também "controlar, detetar e prevenir a prática de ilícitos relacionados com armas, estupefacientes e infrações rodoviárias, com a finalidade de reduzir o risco associado à sua ocorrência, bem como garantir a segurança de pessoas e bens".
Segundo a Guarda, a operação desenvolvida culminou na fiscalização de 172 pessoas, 115 veículos e 13 estabelecimentos comerciais.
Os factos de âmbito criminal foram comunicados aos tribunais judiciais de Montemor-o-Novo, Redondo e Reguengos de Monsaraz.
Esta operação conjunta mobilizou 69 militares da GNR das valências de Territorial, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal, do Comando Territorial de Évora.
Contou ainda com o reforço de meios da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), da Unidade de Ação Fiscal (UAF), do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), da Unidade de Intervenção (UI) da GNR, bem como com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e do Instituto da Segurança Social (ISS).
As forças e serviços de segurança e agências do Estado estão a desenvolver a Campanha "Portugal Sempre Seguro" para aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos.
Leia Também: GNR detém dois suspeitos de furto de azeitona em Reguengos de Monsaraz