Massa de ar polar chegou, mas pode não vir só: Depressão deve afetar país

As temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira. Semana deverá trazer também chuva.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
08/12/2024 17:44 ‧ 08/12/2024 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

As temperaturas já começaram a descer em Portugal continental e assim vai continuar com a entrada de uma massa de ar polar que está a afetar toda a Península Ibérica. Contudo, não pense que a semana será só marcada por frio, uma vez que uma depressão poderá vir a afetar o nosso território, trazendo chuva. 

 

De notar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já havia adiantado que a semana de 9 a 15 de dezembro "será caracterizada, no seu início, pela presença de um anticiclone localizado próximo das ilhas Britânicas que induzirá um fluxo de nordeste, com transporte de uma massa de ar de características polares sobre a Península Ibérica".

Já a partir do meio da semana, "deverá formar-se uma depressão em altitude a oeste do território continental que alterará o fluxo para sudoeste e dará origem a aguaceiros, que podem ser generalizados no território, mas que serão mais frequentes no Sul do país". 

A meteorologista do IPMA Ângela Lourenço já havia explicado à Lusa que vai ocorrer um "aumento da intensidade do vento e descida da temperatura". "O ar será mais frio e as temperaturas vão começar a descer", indicou, precisando que as temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira.

"Talvez na quinta-feira possa ocorrer uma ligeira subida ou estabilizar os valores das temperaturas (...) A partir de dia 12 [quinta-feira] há alguma incerteza associada à posição de uma depressão que poderá vir a afetar-nos na próxima semana", disse, referindo-se à precipitação. 

O IPMA tinha explicado que "a entrada da massa de ar polar associada ao vento que se fará sentir, originará um desconforto térmico elevado em todo o território, com uma descida generalizada tanto das temperaturas máximas como das temperaturas mínimas, ficando com valores usuais para a época de inverno".

Assim, a temperatura máxima deverá variar entre 4°C e 12°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região sul variará entre 10°C e 16°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 12°C e 17°C. Quanto à temperatura mínima no território continental, esta deverá situar-se entre -2°C e 3°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 2°C e 5°C na região Sul, sendo que nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre 5°C e 1ºC

Leia Também: Distritos de Lisboa e Leiria com aviso amarelo devido à agitação marítima

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas