Um homem de 19 anos foi detido, na quarta-feira, na zona do Cadaval, distrito de Lisboa, por suspeitas dos crimes de falsidade informática e burla.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Polícia Judiciária (PJ) revela que o detido é suspeito de se dedicar "à prática de envio de mensagens SMS, mascarando o remetente, com intuito de provocar engano aos recetores, sugerindo o pagamento imediato de dívidas ao Estado, através de entidade e referência, a fim de evitar execuções fiscais".
Explicam os inspetores que a investigação teve origem na queixa de uma das vítimas que, depois de ter feito o alegado pagamento, confirmou que este não foi feito para uma entidade estatal, mas sim para uma loja online de eletrodomésticos e outros produtos. O jovem foi detido em flagrante delito, ao receber a encomenda paga pela vítima.
A PJ realizou uma busca domiciliária a casa do suspeito, onde recolheu "diverso material provatório dos factos em investigação".
De acordo com os inspetores, o jovem enviou um elevado número de mensagens, na semana passada, pelo que não foi possível ainda apurar quantas vítimas fez.
Leia Também: Interrogatório dos dois detidos na operação Cash Flow prossegue 5.ª-feira