Oito homens foram detidos numa operação conjunta levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ), em estreita articulação com a Guardia Civil espanhola, por tráfico de cocaína escondida em contentores que carregavam plantas yuca, em Espanha.
A Operação 'Calypso – Guanacaste' resultou no desmantelamento de "um grupo criminoso dedicado à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu, por via marítima", disse a PJ, em comunicado.
As autoridades apreenderam 350 quilos de cocaína, que "entrou em território nacional através do Porto de Setúbal".
"No interior do contentor era transportado legalmente yuca (planta nativa da América Central e do Sul) triturada e congelada. O produto estupefaciente encontrava-se escondido no gelo, no interior das embalagens da mercadoria lícita, envolto em película de plástico", complementou.
Com a ajuda das autoridades espanholas, a PJ obteve "informação sobre o contentor suspeito, com a finalidade de proceder ao seu acompanhamento até ao seu destino final, zona de Sevilha, e proceder à detenção dos principais responsáveis pela importação da droga para o continente europeu".
A investigação em curso iniciou-se após a troca de informação no quadro do Global Drug Intelligence Network, um projeto-piloto financiado pela União Europeia.
Leia Também: Detido em Almada por tentativa de homicídio em "conflito entre grupos"