"Sapadores florestais têm sido fundamentais na preservação de florestas"

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve esta sexta-feira com bombeiros sapadores, lembrando que foram tomadas "decisões importantes" na área por parte do Governo.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/12/2024 19:58 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

País

Luís Montenegro

O Governo esteve presente no II Encontro Nacional de Sapadores Florestais, que decorreu esta sexta-feira em Tondela, no distrito de Viseu.

 

Acompanhado pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho e pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, interveio no encontro, onde reforçou os desejos de estabilidade na área.

Já nas redes sociais, o Executivo também assinalou este momento, referindo-se à intervenção de Montenegro, que "agradeceu o trabalho árduo dos sapadores florestais e destacou as novas medidas de apoio para reforçar a proteção das nossas florestas. Ao longo de 25 anos, as equipas de sapadores florestais têm sido fundamentais na gestão e preservação das nossas florestas".

Note-se que o chefe de Governo frisou durante o seu discurso as "decisões importantes" tomadas no Conselho de Ministros de quinta-feira. "Aumentámos o apoio anual às entidades detentoras de sapadores florestais de 55 mil para 61.600 euros e fazemos retroagir este aumento até ao dia 01 de janeiro de 2024. Portanto, estamos a tomar uma medida a 15 dias do final do ano, mas fazemo-la aplicar ao primeiro dia deste ano", sublinhou, acrescentando que se tratava de "um bom reconhecimento" daquilo que o Governo pretende "empreender em termos de valorização para o futuro".

O apoio em questão poderá ainda ser majorado em 11.200 euros (a majoração anterior era de 10 mil euros) quando se tratar de uma entidade intermunicipal detentora de equipas de sapadores florestais que prestam exclusivamente serviço público, explicou o primeiro-ministro.

Recorde-se ainda que nas últimas semanas alguns bombeiros se têm manifestado, tendo a Liga dos Bombeiros Portugueses anunciado protestos para 2025, caso as reivindicações que têm não sejam tidas em conta até lá.

Leia Também: 2024 começou com protestos dos polícias e acabou com o dos bombeiros

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas