Capitania emite avisos de mau tempo e vento forte para o mar da Madeira

A capitania do Porto do Funchal emitiu avisos de mau tempo e vento forte para a orla marítima do arquipélago da Madeira, recomendando aos proprietários vigilância redobrada às embarcações e precaução à população nas zonas costeiras.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/12/2024 10:26 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Madeira

Os avisos estão baseados nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a situação geral do estado do tempo para a orla marítima, estando um aviso de vento forte em vigor até às 06h00 de domingo.

 

Quanto ao aviso de mau tempo, a autoridade marítima regional indica que está classificado como de "sinal 6", o que significa "vento de força entre os 51 e 62 quilómetros por hora de qualquer direção".

No caso do aviso de vento forte, aponta que vai soprar de sudeste "fresco a muito fresco, por vezes forte no final", enquanto a visibilidade deve ser "boa a moderada, por vezes fraca" e a ondulação será de sudeste na ordem dos três metros na costa sul e de dois metros na parte norte".

Face a esta situação, a capitania lança recomendações a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

O reforço das amarrações e da vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba são indicações dadas por esta autoridade.

Leia Também: Intercetado com caixa registadora e mealheiro após furto na Madeira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas