O Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, passou a contar com um novo sistema de deteção de fenómenos meteorológicos, num investimento de 3,5 milhões de euros que vai permitir "detetar de forma mais precisa e detalhada e em tempo real, as condições de turbulência e fenómenos de vento adverso", revelou o ministério das Infraestruturas e Habitação, esta segunda-feira, ao Notícias ao Minuto.
Segundo o Governo, os novos sistemas de LIDAR e RADAR de banda X do Aeroporto Cristiano Ronaldo permitem "detetar de forma mais precisa, detalhada e em tempo real, as condições de turbulência e fenómenos de vento adverso na Madeira, com alertas em tempo real para as tripulações, fatores essenciais para que os pilotos possam evitar situações inesperadas nas fases mais críticas de voo e assim tomar decisões mais informadas e atempadas, aumentando a confiança e previsibilidade das operações e a satisfação e segurança dos passageiros".
O investimento foi realizado pela NAV, mas resulta da cooperação entre a ANAC, NAV, IPMA, TAP, SATA, ANA e Governo Regional da Madeira, no âmbito do Grupo de Trabalho que, desde 2017, estudou a revisão das limitações de ventos no principal aeroporto da região.
Segue-se agora a fase de pré-operação que durará um ano, crucial para gerar dados que capacitem a ANAC com a informação necessária para considerar, no futuro, a revisão dos limites de operação com vento, garantindo sempre que a segurança permaneça como prioridade máxima.
Anuncia ainda o ministério tutelado por Miguel Pinto Luz que será também assinado o memorando de entendimento entre a NAV e a ANA - Aeroportos de Portugal, S. A. (ANA), "que marca um passo fundamental para a definição da localização da nova torre de controlo naquela infraestrutura aeroportuária". Esta nova torre irá permitir acompanhar a futura expansão do terminal e assegurar melhor capacidade operacional.
Leia Também: Semana começa fresca e seca, mas chuva regressa já amanhã