PSP faz nova operação na Cova da Moura e no Bairro do Zambujal

A operação visa o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliária. Destes, seis estão relacionados com os incidentes ocorridos em Lisboa no final de outubro, após a morte de Odair Moniz.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
19/12/2024 07:45 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

País

PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar, durante a manhã desta quinta-feira, a Operação Cacais no Bairro Alto da Cova da Moura e no Bairro do Zambujal, no concelho da Amadora.

 

Em comunicado, enviado às redações, a autoridade adiantou que a operação visa o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliária.

"Estes mandados de busca visam guarnecer de prova diversos inquéritos criminais que investigam crimes relacionados com o arremesso de objetos (incluindo incendiários), fogo posto/incêndio, danos, motim, tráfico de droga, ameaça e coação, posse de arma de fogo e dano em viatura policial", lê-se.

Do total de 12 mandados, seis foram "emitidos no âmbito de inquéritos criminais em investigação e diretamente relacionados com os incidentes ocorridos na área metropolitana de Lisboa no final do passado mês de outubro", após a morte de Odair Moniz.

Nesta operação, estão envolvidos cerca de 100 polícias de diversas valências e divisões policiais do Comando Metropolitano de Lisboa.

Recorde-se que Odair Moniz, morador no bairro do Zambujal, na Amadora, foi baleado mortalmente por um agente da PSP na Cova da Moura, no mesmo concelho, a 21 de outubro.

O caso desencadeou incidentes em várias comunidades da Área Metropolitana de Lisboa, com autocarros, automóveis, motos e caixotes do lixo incendiados, dos quais resultaram duas dezenas de detidos e pelo menos seis pessoas feridas, umas das quais grave (o motorista de um autocarro).

De acordo com a versão oficial da PSP, Odair ter-se-á posto "em fuga" de carro depois de ver uma viatura policial e despistou-se na Cova da Moura, onde, ao ser abordado pelos agentes, "terá resistido à detenção e tentado agredi-los com recurso a arma branca".

As autoridades desencadearam inquéritos, mas ainda não são conhecidas conclusões.

[Notícia atualizada às 07h54]

Leia Também: Governo apela a Chega que repondere "chumbo" da unidade de estrangeiros na PSP

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas