ASAE apreende 661 brinquedos por "incumprimento" de normas de segurança

A ação teve com objetivo "assegurar o cumprimento dos requisitos de segurança e das normas de comercialização".

Notícia

© ASAE

Notícias ao Minuto
23/12/2024 18:02 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

País

ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 11 processos de contraordenação e apreendeu 661 brinquedos “devido ao incumprimento das normas de segurança e comercialização em vigor”, no âmbito de uma operação de fiscalização a nível nacional.

 

A ação teve com objetivo “assegurar o cumprimento dos requisitos de segurança e das normas de comercialização, procurando ainda verificar a existência de artigos que possam representar riscos graves para a saúde e segurança de crianças e jovens”, tendo em conta a “época festiva e de maior procura destes produtos”, de acordo com um comunicado enviado esta segunda-feira às redações.

No total, foram fiscalizados 155 operadores económicos, tanto importadores, como distribuidores e retalhistas. Além disso, foram instaurados 11 processos de contraordenação, tendo a ASAE destacado como principais infrações “o incumprimento dos deveres dos distribuidores, irregularidades relativas à marcação 'CE', a falta de tradução das instruções e avisos para a língua portuguesa, entre outras”.

Foram também apreendidas 661 unidades de brinquedos, num valor de cerca de 8.145 euros, “devido ao incumprimento das normas de segurança e comercialização em vigor”.

“Nesta época natalícia, em que a compra de brinquedos assume um papel central nas tradições familiares, a ASAE aconselha os consumidores a adotarem precauções importantes na escolha de presentes para as crianças”, salientou.

Nessa linha, o organismo urgiu a população a verificar se o brinquedo “apresenta a marcação ‘CE’, que é obrigatória e garante, por parte do fabricante, o cumprimento das normas e requisitos de segurança”, assim como se “é adequado à faixa etária da criança a que se destina”, e ainda se “contém instruções de utilização e avisos de segurança, redigidos em língua portuguesa”.

“Ao seguirem estas recomendações, os consumidores estarão a contribuir para um Natal mais seguro e feliz, minimizando riscos e assegurando a proteção das crianças”, rematou.

Leia Também: ASAE instaura 80 contraordenações e apreende mais de 300 pares de óculos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas