Morreu um dos cinco bombeiros feridos num violento despiste no concelho de Odemira, na noite de quarta-feira, 1 de janeiro. Dinis Campos Conceição tinha 38 anos.
A notícia, avançada pela SIC Notícias, foi, entretanto, confirmada pelo Notícias ao Minuto junto do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira, Luís Oliveira.
"Recebemos a notícia esta manhã", disse o responsável, sem adiantar detalhes sobre o estado de saúde do outro bombeiro ainda internado em Lisboa.
No Facebook, a Liga dos Bombeiros Portugueses revelou que o bombeiro morreu no Hospital de São José, em Lisboa, onde se encontrava internado desde o acidente.
"Não obstante os cuidados médicos a que foi sujeito acabou por falecer hoje [sexta-feira] vítima da gravidade dos ferimentos", acrescentou, na mesma publicação.
De acordo com a Liga, os restantes quatro bombeiros vítimas do acidente com um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFVI), ocorrido no dia 1 de janeiro, encontram-se ainda a recuperar. Um no hospital de Santa Maria, em Lisboa, dois no hospital de Portimão e "o restante a convalescer em casa".
Bombeiro que continua internado no Santa Maria está "relativamente melhor"
À agência Lusa, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, António Camilo, adiantou que o outro bombeiro internado no Hospital de Santa Maria tem "um hematoma na cabeça" e que continua a inspirar cuidados, apesar de, na quinta-feira se encontrar "relativamente melhor".
Já um dos bombeiros transportado para o Hospital de Portimão "foi operado ontem [quinta-feira] à tarde a uma fratura ao fémur" e o outro bombeiro, "com fraturas nos ossos da face", foi transportado para o Hospital de Faro, onde efetuou exames e acabou por ter alta "ao final da tarde" de quinta-feira, dia em que o bombeiro que sofreu ferimentos ligeiros também seguiu para casa.
"Dolorosa notícia, partiu um dos nossos"
Entretanto, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Odemira também já reagiu, nas redes sociais, à morte do bombeiro ferido no acidente do primeiro dia do ano.
"Vimos por este meio informar a dolorosa notícia que partiu um dos nossos, o operacional Dinis Campos Conceição faleceu hoje [sexta-feira] de manhã, resultante do acidente do passado dia 1", começaram por escrever, acrescentando o 'grito' "Dinis Conceição presente, presente, presente" e as "condolências à família".
Para já, ainda não há informações sobre as exéquias fúnebres.
Segundo a Lusa, Dinis era residente na freguesia de São Luís, fazia parte da corporação de Odemira "há cerca de 20 anos" e integrava uma das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de Odemira.
Despiste no regresso à corporação após ocorrência
Recorde-se que o acidente em causa aconteceu na quarta-feira à noite, após os bombeiros terem sido sido ativados para uma ocorrência de incêndio, que se verificou ser resultado de uma "queimada de sobrantes". No regresso à corporação, os operacionais sofreram o despiste.
Para o sinistro foram mobilizados 39 operacionais apoiados por 16 veículos e um helicóptero, de diversas corporações de bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Os dois bombeiros transportados para Lisboa - entre os quais estava o que morreu - eram os que inspiravam mais cuidados, apesar dos que foram levados para Portimão também terem sido considerados feridos "graves".
Só um dos operacionais que estavam dentro do veículo e que teve alta na manhã de quinta-feira é que sofreu apenas ferimentos considerados ligeiros.
[Notícia atualizada às 11h28]
Leia Também: Presidente "acompanha" bombeiros feridos em Odemira após despiste