De Rosalino a Carlos Costa Neves. Conheça o secretário-geral do Governo

Carlos Costa Neves é o novo secretário-geral do Governo e fonte do gabinete do primeiro-ministro afirmou que vai receber um salário de acordo com a tabela legal.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
04/01/2025 08:07 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

País

Governo

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, delegou no ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a tutela da secretaria-geral do Governo. Posteriormente, no dia de sexta-feira, Leitão Amaro nomeou Carlos Costa Neves para o cargo. 

 

No entanto, o primeiro nome escolhido por Montenegro foi o de Hélder Rosalino. Uma escolha que levantou questões por parte dos partidos políticos da oposição e que culminou na "indisponibilidade" do ex-administrador do Banco de Portugal para assumir o cargo que iniciava funções no dia 1 de janeiro de 2025. 

De recordar que Hélder Rosalino iria ganhar 15 mil euros como secretário-geral do Governo, com o Banco de Portugal a demarcar-se de qualquer responsabilidade no valor da remuneração. 

A nomeação de Hélder Rosalino

Foi através de um comunicado enviado às redações, no dia 27 de dezembro, que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou a nomeação de Hélder Rosalino, antigo administrador do Banco de Portugal, como secretário-geral do Governo. 

"A Secretaria-Geral do Governo arranca a 1 de janeiro de 2025, fruto da implementação da 1.ª Fase da Reforma da Administração Pública", pode ler-se no comunicado, que explica que esta primeira fase "procede à extinção de nove entidades por fusão na Secretaria-Geral do Governo e demais entidades integradoras e cortará em 25% o número de cargos diretivos, gerando uma poupança de cerca de 4.1 milhões de euros por ano ao Estado".

O salário de 15 mil euros e as reações

No dia seguinte à nomeação de Hélder Rosalino soube-se que o ex-administrador do Banco de Portugal iria ganhar 15 mil euros, com o Banco de Portugal (BdP) a demarcar-se de qualquer responsabilidade no valor da remuneração.

Numa nota, o BdP garantiu que "não tem qualquer competência nem teve qualquer intervenção nestes diplomas".

Hélder Rosalino vai ganhar 15 mil euros?

Hélder Rosalino vai ganhar 15 mil euros? "O BdP não assume despesa"

Era ex-administrador do Banco de Portugal e foi nomeado secretário-geral do Governo por Luís Montenegro, na sexta-feira.

Notícias ao Minuto | 13:16 - 28/12/2024

Na segunda-feira seguinte à nomeação de Rosalino, os partidos políticos começaram a reagir à escolha do Executivo. O Partido Socialista (PS), prinicpal partido da oposição, anunciou que iria pedir a apreciação parlamentar da alteração ao decreto-lei que determina os vencimentos dos dirigentes da secretaria-geral do Governo, que permitiu que Hélder Rosalino mantivesse o salário de origem de cerca de 15 mil euros.

Nomeação do Governo com salário

Nomeação do Governo com salário "ofensivo". Porquê? Que diziam partidos?

O Executivo nomeou Hélder Rosalino, ex-administrador do Banco de Portugal, como secretário-geral do Governo para iniciar funções logo em janeiro. A polémica, contudo, levou-o a desistir.

Notícias ao Minuto | 19:44 - 30/12/2024

A "indisponibilidade" de Hélder Rosalino

Com os partidos da oposição a criticarem o salário que Hélder Rosalino iria receber, com os apelos e pedidos de esclarecimento ao Governo, o antigo administrador do Banco de Portugal acabaria por se mostrar "indisponível" para fazer parte do Executivo, depois de ter sido nomeado pelo primeiro-ministro. 

"O Dr. Hélder Rosalino informou hoje o Governo da sua indisponibilidade para assumir o cargo de Secretário-Geral do Governo e iniciar funções a partir de 1 de janeiro de 2025", lê-se em comunicado enviado posteriormente às redações.

Após polémica, Hélder Rosalino desiste de ser secretário-geral do Governo

Após polémica, Hélder Rosalino desiste de ser secretário-geral do Governo

Partidos da Oposição criticaram o salário - de cerca de 15 mil euros - que o novo secretário-geral do Governo, Hélder Rosalino, iria receber. Foram deixados apelos e pedidos de esclarecimento ao Governo e, entretanto, o antigo administrador do Banco de Portugal, mostrou-se "indisponível" para fazer parte do Executivo - depois de nomeado pelo primeiro-ministro.

Notícias ao Minuto | 19:56 - 30/12/2024

Secretaria-geral do Governo entra em funções sem líder

A secretaria-geral do Governo entrou em funções no dia 1 de janeiro de 2025 sem líder e apenas com quatro dos seis secretários-gerais adjuntos: Fátima Ferreira, Filipe Pereira, João Rolo e Mafalda Santos.

Uma nota do Governo divulgada no dia 27 de dezembro indicava que os restantes dois secretários-gerais adjuntos "serão nomeados mais adiante, no decurso do processo de fusão das restantes secretarias-gerais".

Reforma? Secretaria-geral do Governo entra hoje em funções sem líder

Reforma? Secretaria-geral do Governo entra hoje em funções sem líder

A nova secretaria-geral do Governo vai entrar em funções esta quarta-feira, 1 de janeiro, com quatro dos seis secretários-gerais adjuntos e sem o líder, depois de Hélder Rosalino se ter mostrado indisponível para assumir o cargo.

Lusa | 06:01 - 01/01/2025

Leitão Amaro assume tutela da secretaria-geral do Governo

Na sexta-feira, 3 de janeiro, o primeiro-ministro delegou ao ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a tutela da secretaria-geral do Governo, através de um despacho publicado em Diário da República. 

Segundo o documento, são delegadas em Leitão Amaro, com "faculdade de subdelegação", as competências conferidas legalmente ao primeiro-ministro "no domínio dos assuntos correntes da Secretaria-Geral do Governo, da gestão orçamental e financeira da Secretaria-Geral do Governo, do apoio transversal à atividade do Governo nas dimensões técnica, administrativa e logística, e, ainda, do apoio setorial à atividade do Governo".

Carlos Costa Neves escolhido para novo secretário-geral do Governo

Carlos Costa Neves, antigo ministro dos governos de Santana Lopes e Pedro Passos Coelho, foi o nome anunciado para substituir Hélder Rosalino e, segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, vai receber um salário de acordo com a tabela legal.

Carlos Costa Neves será o novo secretário-geral do Governo

Carlos Costa Neves será o novo secretário-geral do Governo

Antigo ministro dos governos de Santana Lopes e Pedro Passos Coelho vai receber um salário de acordo com a tabela legal.

Notícias ao Minuto com Lusa | 20:54 - 03/01/2025

Quem é Carlos Costa Neves?

Carlos Costa Neves foi ministro da Agricultura no XVI Governo Constitucional, chefiado por Pedro Santana Lopes, e dos Assuntos Parlamentares no XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho. Presidiu também o PSD/Açores. 

É licenciado em Direito e foi deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu entre 1994 e 2002, tendo sido também várias vezes secretário regional em Governos sociais-democratas nos Açores. 

Leia Também: Montenegro nomeia Hélder Rosalino como secretário-geral do Governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas