Um homem de 53 anos foi detido ao final da tarde do dia 18 de janeiro, na freguesia de São Domingos de Rana, em Cascais, por suspeita da prática dos crimes de violência doméstica e dano qualificado.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) revela que o homem é suspeito de agredir a namorada, durante os dois anos de relação e em que viveram juntos.
Informa ainda a PSP que o suspeito "sempre revelou uma personalidade controladora e ciumenta, tendo ofendido por diversas vezes o corpo da vítima, através de agressões físicas que consistiam em murros na face e pontapés, tendo pelo menos uma vez encostado uma faca no pescoço da mulher com o lado não cortante, simulando que lhe cortava o pescoço".
Além das inúmeras agressões físicas, a vítima era também "ofendida verbalmente" e "coagida" para não prestar declarações às autoridades.
Em dezembro de 2024, a mulher terminou a relação com o suspeito e saiu de casa. Contudo, o agressor não se conformou com a ideia de separação, tentou manter o contacto, quer pessoalmente, no seu local de trabalho, quer por telefone, "exercendo coação psicológica sobre a mesma, no sentido de reatar a relação".
Até que, no dia 17 de janeiro, furioso por não saber onde é que a ex morava, introduziu-se "ilegitimamente na casa de uma amiga" desta, dirigiu-se ao quarto da mesma, quando esta já se encontrava deitada e "agarrou-a", segundo a PSP, "pela camisa de dormir, abanando-a enquanto lhe exigia que dissesse onde a vítima está a morar".
Com medo, a mulher conseguiu fugir e refugiu-se na casa de uma vizinha. De seguida, o suspeito dirigiu-se ao local de trabalho da vítima, uma lavandaria, em Carcavelos, que se encontrava fechada, e com a sua viatura automóvel entrou pelo estabelecimento comercial dentro, "provocando alarme social e danos avultados".
Perante a gravidade dos factos, o arguido foi colocado em prisão preventiva, após ser presente a primeiro interrogatório judicial.
Leia Também: Homem de 56 anos em preventiva por violência doméstica contra companheira