Durão Barroso é o primeiro convidado do podcast 'LUSO LAB', um espaço criado para partilhar as histórias de sucesso e aprendizagens da diáspora portuguesa.
O antigo primeiro-ministro português aproveitou a sua intervenção para falar sobre o talento português no estrangeiro, afirmando aquela que seria a fórmula para se ter um país "quase perfeito"
"Se conseguíssemos combinar o 'desenrascanço' português com a organização metódica suíça, éramos um país quase perfeito", afirma Durão Barroso, no primeiro episódio do podcast, cujos episódios irão para o ar entre o final de janeiro e abril de 2025, segundo conta a Diáspora Jovem em comunicado enviado às redações.
A Diáspora Jovem é uma iniciativa criada por indicação de Marcelo Rebelo de Sousa e promovida pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, que é agora responsável pelo podcast 'LUSO LAB – Histórias de Talento Português Além-Fronteiras'.
Este podcast foi concebido como um laboratório de ideias e experiências, no qual se analisam sucessos de portugueses no estrangeiro e se exploram as formas de trazer essas conquistas de volta a Portugal.
José Manuel Durão Barroso, presidente da Mesa do Conselho da Diáspora Portuguesa e presidente executivo do GAVI (Vaccine Alliance), é o convidado do 1.º episódio. Nele partilha reflexões sobre o talento português e aborda o papel de Portugal na política global, o impacto da União Europeia nas economias nacionais e como os jovens se podem envolver nas questões geopolíticas e financeiras.
Leia Também: Cabo Verde lança estudo para alinhar políticas às aspirações dos jovens