A chuva está de regresso já a partir de sexta-feira e há vários distritos com aviso amarelo na sexta-feira, dia 7 de fevereiro.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deixa alguns conselhos à população, alertando para as ocorrências que podem surgir e que cuidados devem ter.
- Possibilidade de inundações rápidas, por acumulação de águas fluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
- Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
- Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
- Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
- Danos em estruturas montadas ou suspensas;
- Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia.
Que cuidados ter?
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
- Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, retirar os animais e os equipamentos agrícolas;
- Estar atento às informações de meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
De lembrar que sete distritos do Norte de Portugal vão estar sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar com aviso entre as 00h00 e as 06h00 de sexta-feira, Aveiro e Porto entre as 00h00 e as 09h00, Coimbra entre as 06h00 e as 12h00 e Vila Real e Viseu entre as 06h00 e as 09h00.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Frio? Saiba como se proteger. Eis os conselhos da Proteção Civil