Um jovem de Arroios, em Lisboa, é suspeito de adotar gatos em plataformas online, como o OLX, para, posteriormente, infligir maus-tratos aos animais.
Nas redes sociais são várias as publicações que denunciam a situação. Algumas mostram imagens dos animais que terão sido alvo das agressões e identificam até o alegado agressor.
Assim que tomou conhecimento das alegadas agressões "por parte de uma associação de proteção animal, que detinha registos de imagens e prints de conversas entre o alegado agressor e os anteriores detentores dos animais detetados", no final do mês de janeiro, o PAN denunciou o caso às autoridades e, na passada sexta-feira, 7 de fevereiro, revelou fonte do partido ao Notícias ao Minuto, formalizaram queixa crime ao Ministério Público (MP).
A mesma fonte assegurou ao Notícias ao Minuto que, dois dias antes, na manhã do dia 5 de fevereiro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou uma "ação de fiscalização à casa do alegado agressor tendo, nesse decurso, conseguido recolher o cadáver de um animal que conduziu para avaliação forense a fim de serem determinadas as causas da morte".
Da ação de fiscalização resultou a abertura de um auto de notícia remetido ao MP para investigação criminal.
Apesar de não conseguir precisar de quantos casos estamos a falar, o PAN revela que, desde o final de janeiro, recebeu várias denúncias por parte de associações de proteção animal dos alegados crimes, "acompanhadas de provas de testemunhas".
Leia Também: Gripe das aves afetou mais de 60 espécies desde 2016 (até cães e gatos)