Margarida Bolseiro Lopes já está em Paris, em França, onde se realizará uma Cimeira de Inteligência Artificial. A ministra da Juventude e Modernização considerou que este é um encontro "importante que junta mais de 80 países e mil empresas privadas".
"A Inteligência Artificial (IA) é mais uma revolução tecnológica que já tem mudado a forma como interagimos, como trabalhamos", começou por afirmar, referindo que estes princípios estão "alinhados com o que tem sido a agenda do Governo português" a qual já está a ser trabalhada, e que será publicada em março.
Apesar de não especificar os contornos desta agenda, Margarida Balseiro Lopes referiu que o Governo "tem a preocupação [de se focar] no talento e capital humano, em formar pessoas, e em que ninguém seja deixado para trás por causa da evolução trazida pela tecnologia".
Questionada sobre o facto de uma Startup que ofereceu uma solução de IA ao INEM ter denunciado um sistema obsoleto, a governante tentou 'escapar' à questão referindo que "existem projetos já encomendados e o objetivo é tornar Portugal num hub não só a nível tecnológico mas também um hub de IA".
Recorde-se que a Cimeira de Ação sobre Inteligência Artificial (IA) arranca hoje e decorre até terça-feira em Paris, reunindo líderes governamentais, organizações internacionais, académicos, artistas e membros da sociedade civil com intuito de debater sobre a temática.
Leia Também: Países e empresas lançam iniciativa de IA de "interesse público"