O antigo juiz e atual líder do partido de extrema-direita Ergue-te, Rui Fonseca e Castro, foi notificado para entregar, voluntariamente, o filho de dez anos à mãe, a ex-mulher Erika Hecksher, no prazo de sete dias, mas não parece ter intenção de o fazer, até porque matriculou a criança numa escola em Ponte de Lima, onde vive, revela a SIC Notícias.
Para avançar com a matrícula, Rui Fonseca e Castro teve de apresentar os documentos do filho.
A mãe garante ter tanto o passaporte como o Cartão de Cidadão da criança, mas o Ministério da Educação afirmou à SIC Notícias que o pai apresentou o passaporte e comprovativo de residência do filho para avançar com o processo, que foi colocado na 'Plataforma Portal das Matrículas no dia 30 de janeiro de 2025' para o 5.º ano de escolaridade mas, ainda segundo o mesmo canal de televisão, está a "aguardar colocação".
Agora, a Direção-Geral da Administração da Justiça notificou Rui Fonseca e Castro para entregar o filho, voluntariamente, nos próximos sete dias. Caso não o faça, o caso segue para tribunal e o ex-juiz poderá vir a ser proibido de ver a criança.
Desde o dia 21 de janeiro que o também dirigente do movimento Habeas Corpus estará a impedir que menino regresse ao Brasil com a mãe, que tem a guarda unilateral do menor.
Naquele dia, Erica devia ter voltado para o Brasil com dois dos três filhos — um, de 19 anos, outro, de 10, depois destes passarem uns dias de férias com o pai, Rui Pedro da Fonseca e Castro, em Ponte de Lima, no Norte de Portugal.
No entanto, apenas o filho mais velho apareceu no aeroporto do Porto. O ex-juiz - que foi expulso da magistratura por "várias infrações", entre as quais faltas injustificadas e "incentivo à violação da lei e das regras sanitárias" durante a pandemia da Covid-19 - informou então a mãe dos filhos que o menino mais novo ficaria em Portugal, sob o argumento de que o melhor para o filho era viver ao lado dele.
Chocada, Erica embarcou o filho mais velho para o Brasil, mas não saiu de Portugal. Apresentou queixa às autoridades e luta agora para que Rui Fonseca e Castro lhe devolva o mais novo.
Recorde-se que Rui Fonseca e Castro soma polémicas. Além de ter sido expulso da magistratura, o dirigente do Habeas Corpus tem sido o protagonista de vários ataques e ameaças, entre os quais a escritores.
Leia Também: Ex-juiz acusado de rapto internacional do filho. "Mãe, venha-me buscar"