Autoridades alertam para agitação marítima nos Açores

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram esta terça-feira para um agravamento do estado tempo nos Açores, entre quarta-feira e sexta-feira, devido à agitação marítima.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/02/2025 14:03 ‧ há 3 dias por Lusa

País

Açores

Em comunicado, as autoridades explicam que a previsão do estado do mar e do vento aponta para "um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima" no arquipélago a partir das 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de quarta-feira e até às 12:00 locais de sexta-feira.

 

A agitação marítima será caracterizada por "uma ondulação proveniente do quadrante oeste-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período médio a variar entre os 16 e os 17 segundos".

São ainda esperados ventos do quadrante oeste, com uma intensidade média de 84 quilómetros/hora (km/h) e com rajadas até 152 km/h.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional recomendam à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Aconselham também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, e que mantenham um estado de vigilância permanente, acompanhando a evolução da situação meteorológica, bem como outras informações disponibilizadas pelas capitanias sobre as condições de acesso aos portos. Deve-se evitar sair para o mar "até que as condições melhorem".

As autoridades desaconselham a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.

"Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco", lê-se.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para as ilhas do grupo Ocidental e amarelo para o grupo Central dos Açores, devido à agitação marítima.

Nas ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) o aviso laranja vigora entre as 17:00 de quarta-feira e as 23:00 de quinta-feira e o aviso amarelo até às 17:00 de quarta-feira.

No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso amarelo, por agitação marítima, está em vigor até às 14:00 de hoje.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Petição por 35 horas semanais nos Açores reúne perto de 900 assinaturas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas