A Força de Fuzileiro Lituânia (FFZ LTU) vai receber, na sexta-feira, o Estandarte Nacional numa cerimónia militar que será presidida pelo comandante naval, vice-almirante Nuno Chaves Ferreira.
Através de uma nota, a Marinha Portuguesa dá conta de que a FFZ LTU, que é constituída por 170 militares, integra um Elemento do Comando com dois operadores de sistemas não tripulados da Unidade X31.
É ainda composta por um Módulo da Unidade de Projeção de Força com 180 militares, um Módulo de Operações Especiais com 34 militares, onde se inclui uma equipa do Destacamento de Operações Especiais, uma equipa de mergulhadores sapadores do Destacamento de Mergulho de Combate e uma equipa do Destacamento de Abordagem, bem como duas equipas caninas, pode ler-se.
Há ainda 17 militares que compõem um Módulo de Apoio de Serviços, onde está incluída uma equipa médica de cinco elementos.
A missão na Lituânia vai ter uma duração de "três meses e meio" e conta com a "maior projeção de militares de fuzileiros no exterior dos últimos 50 anos".
Leia Também: Marinha reforça dispositivo na Madeira com dois novos patrulhas em 2026