O primeiro de dois dias de uma "visita histórica" do presidente francês, Emmanuel Macron, a Portugal foi 'abençoado' por chuva, tal como brincou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Devido ao estado do tempo, não foi possível levar a cabo a transferência dos poderes para a realização da terceira edição da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Oceano no veleiro Santa Maria Manuela. Ao invés, a cerimónia decorreu no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
O dia ficou ainda marcado por vários encontros institucionais, incluindo uma visita à Assembleia da República e à Fábrica de Unicórnios, com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, tendo culminado com um jantar de Estado, no Palácio Nacional da Ajuda.
Diante do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado francês brindou em português à amizade entre os dois países e lamentou a morte do português de 69 anos que, no último sábado, "interferiu" no ataque terrorista levado a cabo por um cidadão argelino, em Mulhouse, tendo sido fatalmente esfaqueado.
No segundo dia, o chefe de Estado francês deslocar-se-á Porto para se encontrar com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, onde deverá ser assinada cerca de uma dúzia de acordos bilaterais, incluindo "um acordo de amizade, um acordo de cooperação franco-portuguesa e uma carta de intenções no domínio do armamento.
Também serão assinados acordos de cooperação cultural, científica e técnica, polícia, coprodução cinematográfica, em particular com o Centre National de la Cinématographie, e um plano de ação a favor do ensino superior, da ciência e da inovação.
Macron participará também num fórum de negócios franco-português, com foco na cooperação económica e de investimento de França a Portugal, e os laços entre os dois países, bem como questões relativas a inovação, defesa e preservação da soberania na Europa.
Há 26 anos que um presidente francês não visitava Portugal. De facto, a última visita de Estado aconteceu em 1999, com Jacques Chirac.
Veja as imagens que ilustram o dia preenchido do chefe de Estado francês.
Leia Também: AO MINUTO: Macron brinda em português; "Verdadeira paz não é rendição"