A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Braga, na terça-feira, um homem procurado por suspeitas da prática de um crime de homicídio em Alicante, Espanha, no final no ano passado.
"A vítima, com 37 anos, foi dada como desparecida, naquele país, a 14 de dezembro de 2024, vindo o seu cadáver a ser localizado em meados do passado mês de janeiro, numa zona agrícola, em Rojales", lê-se no comunicado da PJ, que dá ainda conta de que o detido é cidadão irlandês, de 26 anos.
Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte da PJ explicou que foi possível localizar o fugitivo, identificado como Jonny Smyth, depois terem sido emitidos dois mandados de detenção: um europeu e outro internacional.
Segundo o que explicou a mesma fonte, "a namorada teria feito uma reserva há cerca de um mês" para um Alojamento Local em Braga, onde a Polícia Judiciária acabou por encontrá-los.
O homem foi detido e será presente ao Tribunal da Relação de Guimarães tendo em vista apreciar a sua detenção e o pedido de extradição para Espanha.
Este era um caso que estava a ter uma grande repercussão no Reino Unido e em Espanha e, segundo a PJ, sempre houve desde início que houve suspeitas de que o irlandês estivesse envolvido no referido homicídio. O homem terá fugido para "países terceiros, supostamente localizados no Médio Oriente e na Ásia".
Mas, segundo o que fonte da PJ explicou ao Notícias ao Minuto, fotografias publicadas e que remetiam para países localizados no Médio Oriente podem ter sido uma 'manobra' para "despistar" as autoridades.
A mesma autoridade vincou também que, desde o início da investigação espanhola, havia "fortes indícios" de que se tinha tratado de um homicídio, "com ocultação de cadáver".
"Em Espanha, além deste homem, pela coautoria dos factos foi já detido um outro cidadão", informou também a PJ.
[Notícia atualizada às 12h21]
Leia Também: Suspeitas de corrupção levam PJ à Federação Portuguesa de Futebol