Unidade de investigação da Nova SBE financiada em 3,6 milhões de euros

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai financiar a unidade de investigação da universidade Nova SBE (Lisboa) em 3,6 milhões de euros para apoio e contratação de novos investigadores, foi hoje anunciado.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
15/04/2025 17:05 ‧ há 8 horas por Lusa

País

Nova SBE

"O reforço de financiamento permitirá ampliar ainda mais a nossa contribuição para a ciência e para a sociedade", referiu o diretor da Nova SBE, Pedro Oliveira, citado em comunicado.

 

O financiamento surge depois de a Nova SBE ter sido "distinguida com a classificação máxima" pela FCT.

"A unidade de investigação da Nova SBE obtém a classificação de 'excelente', sendo a única que obtém a pontuação máxima em todos os critérios considerados", afirmou Pedro Oliveira.

Para o responsável, é "um reconhecimento" do compromisso da faculdade com "a investigação de qualidade e com produção de conhecimento de impacto global e reflete o talento e dedicação dos nossos investigadores".

A atribuição da classificação de excelência demonstra, segundo a instituição, o alinhamento do plano estratégico da escola com os objetivos do financiamento programático: a contratação de novos investigadores, apoio a investigadores em início de carreira, internacionalização e redes formais de I&D, infraestrutura e equipamentos científicos, projetos semente e programas de formação avançada.

"Estamos muito orgulhosos por esta distinção da FCT, que valida a qualidade, a consistência e a relevância da investigação desenvolvida na Nova SBE. Este apoio adicional permitirá fortalecer as nossas linhas de investigação, atrair talento internacional e aprofundar colaborações com parceiros académicos e institucionais", salientou o coordenador da unidade de investigação, Steffen Hoernig.

A avaliação da Nova SBE foi conduzida por um painel internacional composto por oito especialistas não portugueses que analisou três critérios: Qualidade, mérito, relevância, nível de colaboração e internacionalização da atividade de I&D desenvolvida; Mérito científico e tecnológico da equipa de investigação; Qualidade, mérito e pertinência dos objetivos científicos, da estratégia global, do plano de atividades e da organização da unidade de I&D para os próximos cinco anos.

Os especialistas destacaram "a forte vocação internacional da Nova SBE, salientando o ensino integralmente ministrado em inglês, a composição altamente internacional do corpo docente e discente, bem como uma vasta rede de parcerias globais".

A Nova SBE acrescentou que, no âmbito da unidade de investigação, vai concentrar-se de Políticas Públicas, Inovação e Empreendedorismo, Dados, Digital e Design, Sustentabilidade, Saúde e Envelhecimento.

Leia Também: Iniciativa quer mostrar que "há futuro" no setor aeroespacial em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas