Um cidadão português de 40 anos foi detido em Pontevedra, pela Guardia Civil espanhola, na quarta-feira. O homem, sob qual pendia um mandado de detenção europeu, é suspeito de ter matado uma mulher, em junho de 2024, em Setúbal.
“Os factos em investigação reportam-se ao dia 16 de junho de 2024, quando o suspeito, a partir da janela da sua residência, efetuou vários disparos com uma arma de fogo que atingiram mortalmente uma mulher de 32 anos, que circulava na via pública ao volante de uma viatura”, detalhou a Polícia Judiciária (PJ), num comunicado divulgado esta quinta-feira.
As autoridades apuraram que, no dia anterior ao crime, “teriam ocorrido desacatos numa rua do Bairro da Belavista em Setúbal, envolvendo várias pessoas e disparos de arma de fogo, provocando danos em habitações”.
“Visando vingar-se da situação ocorrida no dia anterior, e sabendo que uma das pessoas que efetuou disparos na direção da sua residência conduzia uma viatura idêntica à da vítima mortal, o suspeito disparou sobre esta”, complementou.
Depois do crime, o homem “passou a assumir a identidade de um irmão gémeo de forma a eximir-se como autor dos factos”. Além disso, fugiu para Espanha, onde foi detido, "na sequência de intensa e profícua troca de informação entre a PJ e a Guardia Civil".
Após a extradição, o suspeito será presente às autoridades portuguesas, para aplicação das medidas de coação.
[Notícia atualizada às 11h33]
Leia Também: Nuno Domingos é o novo presidente do sindicato dos inspetores da PJ