Funchal, Madeira, 28 abr 2025 (Lusa) -- O setor turístico da Madeira está hoje com "fortes constrangimentos" devido ao apagão que ao final da manhã afetou a Península Ibérica, devido aos condicionamentos no aeroporto de Lisboa, disse o secretário regional madeirense da tutela.
"Estamos a sentir [repercussões] porque o aeroporto de Lisboa está com fortes constrangimentos [...]. As pessoas estão retidas em Lisboa", disse o secretário do Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, à margem da apresentação do programa da Festa da Flor 2025, que decorre durante todo o mês de maio.
Hoje foram já cancelados três voos oriundos de Lisboa com destino à região.
Eduardo Jesus adiantou que, apesar dos constrangimentos, o funcionamento da atividade turística na região se "mantém em pleno".
O governante realçou terem sido divulgadas informações, "sujeitas a confirmação, de que a eletricidade será reposta a partir das 16:00 e pode levar 10 horas".
"Mas há consequências a retirar deste apagão nas cadeias de abastecimento", complementou.
A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.
Centenas de voos foram hoje cancelados no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e vários desviados para outros aeroportos, segundo a página oficial na internet da ANA Aeroportos consultada à tarde.
A PSP reforçou hoje o policiamento no aeroporto de Lisboa com polícias do Corpo de Intervenção para auxiliar a gestora da infraestrutura na "manutenção da ordem pública", disse à Lusa fonte policial, adiantando que o terminal 2 está encerrado.
Fonte oficial da Polícia de Segurança Pública avançou que o aeroporto de Lisboa está "fortemente condicionado" devido à falta de eletricidade em Portugal continental.
A ANA acionou os geradores de emergência, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária.
AMB (MPE/CMP) // ROC
Lusa/fim