Reposição de energia "faseada e segura para evitar novos desiquilíbrios"

A reposição de energia elétrica no país está a ser feita "de forma faseada e segura para evitar novos desequilíbrios no sistema", numa operação que exige "particular rigor e prudência", adiantou em comunicado o Sistema de Segurança Interna (SSI).

Notícia

© Susana Vera/Reuters

Lusa
28/04/2025 21:04 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Sistema de Segurança Interna

De acordo com o SSI, a recuperação da produção elétrica nas centrais de Castelo de Bode (Abrantes, Santarém) e Tapada do Outeiro (Gondomar, Porto) "permitiu iniciar a reposição do fornecimento de eletricidade, começando pelas regiões próximas e alargando-se progressivamente a outras zonas".

 

O comunicado do SSI refere que a Redes Energéticas Nacionais (REN) "tem todos os seus recursos empenhados" na recuperação do abastecimento de energia, em colaboração com as empresas de distribuição e produção e com a congénere espanhola.

O SSI recomenda ainda à população que se mantenha informada via canais oficiais de informação, "evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma".

Várias áreas dos distritos de Coimbra, Porto, Guarda, Santarém e Lisboa, inclusive na capital, têm já o fornecimento de energia reposto hoje à noite, conforme relatado à Lusa por moradores.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais anunciou ao início da noite a reposição das subestações do Carregado e Sacavém, no distrito de Lisboa, um processo essencial para reabastecer a região de Lisboa, onde, segundo moradores, há já energia pelo menos em locais dos concelhos de Lisboa (Alvalade, Areeiro, Benfica, Telheiras, Parque das Nações ou Campo de Ourique, por exemplo), Odivelas (como a Ramada) ou Torres Vedras.

Em alguns bairros da capital, como zonas junto à Almirante Reis ou Benfica, os moradores estão a festejar à janela o regresso da eletricidade, com aplausos e gritos.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.

Leia Também: Apagão: Vários distritos do país com energia reposta (mais de 10h depois)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas