Mealhada, Aveiro, 28 abr 2025 (Lusa) -- O agrupamento de escolas da Mealhada, no distrito de Aveiro, determinou hoje o encerramento dos estabelecimentos de ensino na terça-feira, na sequência do apagão energético, anunciou a Câmara Municipal.
Numa curta nota publicada nas redes sociais, a Câmara revelou que, de acordo com o diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada, "atenta a atual situação de falta de energia elétrica e fornecimento de água e considerando que não há previsão para reposição da normalidade por parte das autoridades e serviços competentes", determina-se que as escolas e jardins-de-infância permaneçam encerrados na terça-feira.
A nota publicada pela Câmara é assinada pelo diretor do agrupamento, Fernando José Nunes Trindade.
O primeiro-ministro afirmou hoje que as escolas poderão reabrir na terça-feira "se não houver nenhuma perturbação no processo de reabastecimento" de energia, depois do apagão de hoje.
"Não vemos razão para que não possam abrir amanhã [terça-feira] numa situação de normalidade, se não houver nenhuma perturbação neste processo de reabastecimento", afirmou Luís Montenegro, que falava à imprensa na residência oficial em São Bento, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros.
O primeiro-ministro disse também esperar que, na terça-feira, seja retomada a normalidade na distribuição de bens essenciais, medicamentos ou combustível, apelando aos portugueses para moderarem os consumos ao necessário.
A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.
SSS // MCL
Lusa/Fim